8-MITOS-E-VERDADES-SOBRE-A-FIBRA-ÓPTICA-

Apesar de parecer recente, a fibra óptica é uma tecnologia utilizada há bastante tempo. Em 1988, por exemplo, foi empregada em larga escala ao cruzar o Oceano Atlântico, interligando América e Europa com conexões de alta velocidade.

Entretanto, somente no século XXI ela ganhou destaque, passando a ser gradativamente mais usada por empresas dos mais variados setores. Nesse sentido, determinados mitos sobre fibra óptica também se tornaram comuns, fazendo com que novos usuários ainda desconfiem da eficiência e da segurança dessa tecnologia.

Sendo assim, apresentaremos a seguir alguns dos principais mitos e verdades a respeito dessa ferramenta, que tem sido responsável pela troca de informações ao redor do mundo. Continue a leitura e saiba mais!

1. A Fibra Óptica é mais cara

Mito! É comum que, antes de se popularizar, uma tecnologia superior seja mais cara. Isso aconteceu com os computadores, smartphones e com a própria internet. Por outro lado, conforme a demanda cresceu, os custos caíram e hoje é possível encontrar a fibra óptica por valores muito mais acessíveis.

Falando em custos, sua durabilidade permite gastar menos com manutenção, compensando o investimento feito. Além disso, a tecnologia da fibra óptica também ajuda na economia de energia, já que utiliza a luz para transmitir dados.

2. É mais segura e eficiente 

Verdade! Cabos de fibra óptica figuram como alternativa mais segura do que cabos tradicionais — compostos de cobre —, visto que utilizam luz na transmissão de dados. Além de não superaquecerem, isso gera um menor risco de incêndio do que aqueles que se valem da eletricidade para essa tarefa.

A eficiência também está ligada ao fato de não serem afetados por ventos, chuva ou questões ambientais semelhantes, possibilitando um tráfego de dados com menor degradação da própria estrutura. No fim das contas, a conexão se torna mais estável e a estrutura dura mais tempo.

3. A instalação é mais complexa

Mito! Esse mito também é oriundo da época em que a fibra óptica era uma tecnologia nova e desconhecida. Há anos, as conexões eram realmente mais complexas e demandavam muito mais especialização do que hoje.

Entretanto, a tecnologia passou por diversas atualizações ao longo do tempo, de modo que atualmente as conexões são mais práticas. Além disso, peso e diâmetro são menores, o que facilita a sua instalação. Assim, diversos profissionais preferem, inclusive, contar com a fibra óptica em sua infraestrutura.

4. É ambientalmente mais correta 

Verdade! A fibra óptica consiste em um tipo de instalação mais amigável para o meio ambiente. Como se não bastasse a transmissão de dados via luz, ela é composta por um material encontrado em quantidade muito maior no planeta.

Isso ajuda a evitar incêndios ou outros desastres relacionados à eletricidade. Desse modo, seu uso garante segurança e é um tanto quanto menos nocivo para a natureza do que instalações com cabos de cobre.

5. Instalações do tipo são impossíveis de hackear 

Mito! A ideia de que é impossível hackear instalações com fibra óptica existe porque conexões de cobre permitem a captação de sinais eletromagnéticos, possibilitando o acesso às informações ali transmitidas. Isso não acontece em conexões de fibra óptica, visto que elas mantêm os sinais dentro dos cabos sob qualquer cenário.

Porém, ainda com essa segurança, as instalações que utilizam fibra óptica podem ser invadidas. A questão é que, nesse caso, seria preciso fazer contato físico com o cabo, notando-se ”apenas” uma segurança maior em relação às tradicionais.

6. Internet por Fibra Óptica é mais rápida

Verdade! A principal opção à fibra óptica são as tradicionais redes UTP, que normalmente permitem uma conexão com velocidade de até 100Mbps, dependendo das especificações do cabo. Uma alternativa é a tecnologia dos cabos CAT6 que, apesar de ser mais rápida que as redes UTP, não se tornou tão popular.

Nesse cenário, as redes de fibra óptica vencem novamente ao permitirem conexões mais rápidas do que as vistas nos dois tipos citados anteriormente. É possível alcançar até 50 Gbps, uma velocidade bastante superior.

Isso significa que é teoricamente possível transmitir dados a uma velocidade bem acima da média. Entretanto, as operadoras que contam com fibra óptica na sua infraestrutura ainda entregam velocidades semelhantes às encontradas nas instalações tradicionais.

Dentro do contexto, a expectativa é que haja um aprimoramento no uso das redes de fibra óptica. Enquanto as tradicionais estão no limite, as transmissões via luz ainda guardam uma enorme potência a ser explorada.

7. Os cabos são mais frágeis por serem de vidro 

Mito! O vidro dos cabos de fibra óptica é composto por sílica ultrapura. Isso significa muita resistência a pressão e temperaturas pouco amigáveis. Sua resistência à tração, por exemplo, é superior a 42 t/cm² — maior do que a dos cabos tradicionalmente empregados.

Outro aspecto da proteção contra danos encontrada em cabos de fibra óptica é a presença do Kevlar no revestimento, conferindo uma resistência superior à do aço.

Na instalação, entretanto, é fundamental tomar cuidados específicos. Ao cortar um fio, por exemplo, o técnico não deve danificar o núcleo de vidro. Além disso, nesse momento, sujeiras podem atrapalhar a qualidade da conexão, já que interferem nos feixes de luz transmitidos.

8. Não sofre com interferências eletromagnéticas

Verdade! Cabos de fibra óptica contam com um revestimento que dá mais resistência à deterioração do que os tradicionais. Além disso, não deixam escapar sinais eletromagnéticos para o meio externo, não transmitem dados com eletricidade e têm o núcleo de vidro protegido por materiais isolantes.

A vantagem aqui é que essas instalações disponibilizam uma segurança maior em relação às redes tradicionais, já que invasores não podem usar vazamentos de sinal para ter acesso a dados — seria necessário chegar até o núcleo da fibra para isso.

Portanto, a fibra óptica tende a ser uma tecnologia muito mais difundida com os mitos sobre sua tecnologia sendo desvendados, e o seu potencial explorado pelas grandes empresas, gerando cada vez mais vantagem para os usuários.

0 thoughts on “8 Mitos e verdades sobre a Fibra Óptica

    This is exactly what i was looking for, thank you so much for these tutorials

      It would be great to try this theme for my businesses

    What a nice article. It keeps me reading more and more!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *